quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Às vezes eu me sinto num Big Brother. Você não? A todo momento somos testados, tem sempre alguém num grau acima de nós na "cadeia da sabedoria" pronto pra julgar e nos remanejar pro nosso devido lugar na sociedade. Você tem que provar que pode passar de série, provar que pode estar em faculdade, provar que pode dirigir na rua sem atropelar ninguém... Existem aqueles "juízes" que são pagos pra te aprovar ou não pro convívio social. São professores, avaliadores, etc. Mas e quanto àqueles que mantém sobre nós um cortante olhar crítico, controlador, com o intuito de nos regular? Quem os paga? Você não se sente por vezes levado pela multidão? Como se um furacão te jogasse dentro da vala comum?
Eu acho que vale à pena ser subversivo quanto à postura social que recebemos na cara, como se fosse uma colher cheia daquele remédio amargo que a sua mãe te obrigava a tomar quando criança. "Mente anarquista", como me disse um amigo. Reinventar-se. A mesmice é a maldição trazida pela "superinformação", como a internet e a televisão, que dissemina entre nós um padrão de comportamento, um tipo de know-how para viver pacificamente entre os seres da mesma espécie.
Eu acredito que dentro de todos nós mora algo como um bicho que vive por seus impulsos naturais, mas ele fica acorrentado e com grilhões pesados como a consciência daquelas pessoas que se auto-controlam arduamente para pensarem e agirem da mesma forma sempre. Exatamente igual ao seu vizinho e assim sucessivamente. "Just another brick in the wall".
Ahh... e quanto ao comentário que eu fiz no começo do texto sobre Big Brother: é uma merda, eu odeio Big Brother.

Músicas:
. Bob Dylan - Ballad of a thin man
. Cazuza - Blues da Piedade

Um comentário:

  1. Somos tijolos nessa imensidão de paredes e escadas do nosso próprio destino. Mas, amigo, estamos aqui para tornar os pingos dos "is" mais interessantes. Deixemos nossos instintos correrem junto às palavras, nossos impulsos seguirem o coração e que o rock n roll seja a voz da nossa alma.

    Abraços.

    ResponderExcluir